Maria Desatadora
A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, explica-se por meio de catequese ensinada através de uma pintura do ano 1700.
A devoção nasceu na Alemanha, inspirada numa frase de Santo Irineu, que foi bispo de Lyon, França, no Século III: "Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou".
A imagem é riquíssima em simbolismos, entre eles destacamos:
O manto azul, que simboliza o céu e também a virgindade de Maria.
A túnica vermelha, que simboliza a maternidade de Maria.
O Espírito Santo sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem dois significados: o primeiro é que Maria é Mãe de Jesus Cristo por obra do Espírito Santo. Ela é cheia de graça.
Em segundo lugar, significa que todas as ações da Virgem Maria, inclusive as de "desatar os nós" são feitas por obra do Espírito de Deus.
As 12 estrelas sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós, simbolizam os 12 Apóstolos, aos quais ela acompanhou no dia de Pentecostes. Conforme lemos no início do livro dos Atos dos Apóstolos, e no começo da Igreja. Maria é padroeira e protetora da missão dos Apóstolos.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós entre os anjos, significa que ela está no céu intercedendo por todos nós, seus filhos em Jesus Cristo.
A fita na mão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, simboliza a vida de cada pessoa que recorre a ela.
Os nós aparecem do lado esquerdo de Maria, simbolizando o pecado e os problemas da vida.
A fita sem nós do lado direito da Virgem, simboliza a vida na graça de Deus, a vitória sobre o pecado e sobre os problemas.
Luzia e os pobres
A VIDA DOS SANTOS É, ANTES DE TUDO, UM ESPELHO PARA A VIDA DE CADA UM DE NÓS.
OS SANTOS SÃO NOSSOS MODELOS QUE DESFILAM AOS NOSSOS OLHOS PELA PASSARELA DO EVANGELHO.
A VIDA DE CADA UM DELES TEM UM CARISMA BEM PECULAIR QUE A CADA UM DE NÓS AFETA PROFUNDAMENTE CONFORME A IDENTIFICAÇÃO PESSOAL.
TODOS OS SANTOS TÊM EM COMUM NA SUA HISTÓRIA DE CONGARAÇÃO A DEUS A CARIDADE, OU SEJA, O AUXÍLIO AOS POBRES. EIS A VIDA DE SANTA LUZIA, A SANTA PROTETORA DAS VISTAS.
Oração a Santa Luzia
Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos; ajudai-me a confiar na proteção divina, defendei-me da cegueira física, que impede a contemplação das obras de Deus no mundo e a contemplação do rosto de Deus nos irmãos; libertai-me da cegueira espiritual e dai-me olhos bem abertos da fé para eu veja as necessidades de nossos irmãos. Amém.