Desata-me
ORIGEM DA MISSÃO
Por Padre Marco Lázaro
Reconhecidamente, assim como o Brasil é um display para a América Latina, a cidade do Rio de Janeiro é uma vitrine para o mundo. Uma metrópole contornada de beleza natural e também assolada por bolsões de pobreza, caracterizando-a como uma cidade rica de vida empobrecida socialmente.
Nesse ambiente, político-social, uma grave crise de política pública, destacadamente no setor de transportes, elevou o pessimismo, aumentou a violência, produziu incertezas econômicas e afetou a auto-estima de pessoas e famílias, mormente, os jovens no advento da celebração do evento católico planetário inaugurado no Brasil, a Jornada Mundial da Juventude-2013. A alegria exuberante da JMJ-2013, porém, contrastava com a onda de protestos que, a partir de São Paulo, se espalhou por várias cidades brasileiras, mobilizando milhares de pessoas, no que se tornaria, naquele momento, a maior exibição de manifestações de rua desde o movimento do Impeachment do Presidente Fernando Collor, 21 anos passados. Assim ficou aquele evento chamado "jornadas de junho".
Não obstante todo aquele ambiente intoxicado pela violência de todas as formas, objetivas e subjetivas, com expressas manifestações de atentado aos direitos da pessoa humana, o anúncio da Jornada Mundial da Juventude-2013 produziu uma chama viva de esperança potencializada pelas palavras do PAPA FRANCISCO, que ecoava em todo o Rio de Janeiro como uma voz de cura e libertação, naquele quadrado da história nacional: "jovens, sede revolucionários."
Naquele cenário, em audiência às palavras do Santo Padre, a equipe do programa radiofônico UMA PALAVRA DE CURA, da Rádio Catedral FM, 106.7, apresentado pelo Padre Marco Lázaro, desenvolveu uma modalidade de socorro trabalhista, como forma de inclusão aos jovens sem emprego e renda, através dos vários serviços a serem realizados para garantir uma atendimento de excelência aos peregrinos da JMJ-2013. Foram arregimentados pelo programa e formaram os diversos turnos no atendimento ao serviço de limpeza, serviço alimentar (produção e distribuição), a partir da lojinha de produtos JMJ, equipamento pensado e adquirido para dar suporte logístico ao atendimento daquele evento mundial.
Dessa mobilização, em favor de dezenas de jovens de vários bairros da cidade, conflitados pela crise social que os atingia, é que nasceu a Associação Desatadora dos Nós, com o fito de promover o acolhimento e a inclusão da juventude e que se ampliou para a assistência alimentar e social das crianças, decorrência natural do trabalho que se hospedava não mais na Zona Sul, mas nas áreas de favela de uma metrópole assolada pela violência e afrontada pelas investidas do tráfico, na incessante busca de aliciamento dos menores, produzindo uma verdadeira ESCOLA DO CRIME, por parte dos traficantes.
Portanto, ACOLHER, INCLUIR e EDUCAR. Eis o carisma essencial da DESATA-ME.
MISSÃO:
Resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua, homens e mulheres, pessoas trans e crianças e jovens, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e a transformação social.
VISÃO:
Servir à comunidade, a partir de estratégias para a transformação social, que correspondam às suas necessidades, compartilhando-as com organizações e o poder público em âmbito local, nacional e internacional.
VALORES:
Solidariedade cristã, ecumenismo e diálogo religioso com o olhar generoso no ser humano.
DESATA-ME NO CENTRO DO RIO
A Igreja Santa Luzia (Castelo) é a referência do trabalho de inclusão às pessoas em situação de rua.
É o lugar do primeiro acolhimento. Com atendimento pessoal e anotação das necessidades pessoais e civis, bem como o encaminhamento para o trabalho e atendimento médico.
Ao lado desse acolhimento pessoal realiza-se também o atendimento coletivo através do serviço de banho oferecido no ambiente eclesiástico da Catedral Metropolitana, custeado pelos seus colaboradores.
DESATA-ME NA BAIXADA FLUMINENSE
No município de Magé, o foco da missão é o atendimento às famílias a partir do socorro alimentar até o trabalho de acolhimento pedagógico, na busca de metodologias que assegurem a convivência familiar e social, de forma a promover o resgate dos vínculos familiares.
O objetivo geral é atender às famílias, a partir do acolhimento às crianças e adolescentes e contribuir para o crescimento individual de cada uma delas pelo oferecimento da arte educação em vista da promoção de sua auto-estima.